domingo, 21 de fevereiro de 2010

Vitória no clássico

Após a vitória do São Caetano contra o Palmeiras veio Zago e creio não ter postado nada por aqui sobre o tema. Hoje ele estreou no clássico contra o São Paulo, o que já julgo muito bom. Jogador gosta de técnico que não se omite, que vai pro pau com eles. Foi um bom começo. Mas antes de falar do jogo hoje, escreverei algo sobre a queda de Muricy, já previsível. Era questão de tempo. Ele vinha jogando mal, esquecendo jogadores (vide Marquinhos), não sendo nada "parceiro" com outros, vide Armero. Começam a surgir boatos de que ele NÃO PARTICIPOU DAS INDICAÇÕES deste ano e de que tinha quarto reservado - e jogador não gosta de técnico estrela demais por aqui - mas até aí, pode ser tudo boato de pós-queda que sempre aparecem em blogs não confiáveis.

O que era, porém, indiscutível, era que Muricy andava desprestigiando jogadores e fazendo cagadas astronômicas. O que ele fez com Armero foi o mais evidente. Dizia que conversava com jogador, mas fontes confiáveis me disseram que ele mal falava com o atleta. Simplesmente mandou se foder e seguiu. Porém, até aí, ainda é na base da fofoca. Fato: cagadas na escalação. Três voltantes, sendo um horrível (Edinho), Wendel na lateral esquerda (quando contrataram um bom Eduardo), Diego Souza de atacante. O voltante na zaga eu desconto porque não tinha mesmo. E a pergunta que não quer calar: ele reclamava da falta de atacantes. E o Marquinhos, cara pálida??? Jogou até gente da base e ele não tem nem chance? Ah, se foder.

Isto pode sim ter gerado algum corpo mole. Muricy caiu, como ficou óbvio, e assumiu o Zago. Digam o que quiserem, nada me tira da cabeça: AC já estava acertando ANTES de Muricy cair. E digo isso como falei no caso Ricardo Gomes. Não se começa e fecha uma negociação em um dia. IMPOSSÍVEL. A menos que já haja uma conversa pré-iniciada. Aí vieram os problemas racistas, os quais eu já comentei no post do Lucas neste espaço OleOle. Racista um cara que jogou com Clebão no Palmeiras e que o tem como um dos melhores amigos? Enfim, querem saber sobre isso olhem lá. Já escrevi bastante sobre isso. Resumo dizendo que gostei da contratação, uma aposta. Sempre digo que técnico não ganha jogo. Muricy fez metade dos pontos. Será que um téncio comum não faria isso também ganhando menos? É o que falo sobre treinador não ganhar jogo.

Porém chega disso. Antônio Carlos estreou hoje e já foi pro pau. É boleirão, sabe como funcionam os jogadores, no São Caetano msotrou bom relacionamento com os mesmo. E ganhou ainda mais a simpatia deste escriba ao dizer num programa que com ele dois volantes só, que Diego é meia. Jogará pra frente, com toque de bola. Nada de chuveirinho muriciano. Isso aí, assim que deve ser. Futebol bem jogado. Adianta meter tanto volante a não ganhar de ninguém??

AC reapareceu com Marquinhos. Tinha Lenny. Ora, 4-4-2 tardicional, dois volantes, dois MEIAS, dois atacantes. Time que saiba jogar. Assim que eu gosto. Lenny no ataque. Tem Marquinhos pra reserva, tá chegando Ewerton. No meio tem Diego e tem Cleiton. Lincoln chegou. Isso vai moldando elenco. Um elenco razoavelmente descente. E que jogue, não só aquela retranca detestável de Muricy. Vai ganhar tudo por isso? Não. Pode perder? Sim, muito, mas que perca jogando pra vencer, não perder com 3 volantes, laterias que não avançam etc.

Bom, sobre o jogo de hoje, o São Paulo continua desmentindo suas próprias palavras. Se não liga pro Paulista , pra que escalar time titular na véspera de jogo decisivo na Libertas? Simples, porque Paulista vale, e vale bastante. Só é meio hipócrita, vale pra quem ganha. O São Paulo entrou certo, 3-5-2, com alas, volantes, tudo certinho. Só faltou Dagoberto, mas com Paraíba não dá pra reclamar de qualidade. O Palmeiras entrou como eu gosto, 4-4-2 tradicional, como já comentado, e principalmente sem invenções. Wendel na direita, Eduardo, lateral esquerdo, na esquerda. Lenny no ataque, Diego no meio, dois volantes, e um que sabe sair.

AC não inventou, fez o certo. Resultado? O time começou bem e mostrabdo uma vontade incrível, até acima da normal, o que dizer se comparado a tragédia vista na quarta??? Uma equipe com toque de bola e com muita gana de vencer. Lenny tentou, o time criava. Pouco permitia ao São Paulo. Mesmo superior, o 0 não saiu do placar.

No segundo tempo, logo no começo, Xandão foi pro chuveiro. Discutível. Achei exagerado, mas looooooonge de ser um absurdo. Claro, foi para são paulinos. A cada 10 destes, sete acharão absurdo, e três, mais imparcias, vão divergir. Os palmeirenses, de 10, nove acharam correto e um diverge. (temos menos imparciais nesta torcida, eles são beeeeeem raros) Achei exagerado, como escrevi, mas longe de ser absurdo. Há como julgar que Xandão tinha perdido a jogada e segurou o Eduardo para não ficar pra trás, o que até pode ser para amarelo. Enfim, vai de cada um.

Logo em seguida, o tento alviverde. Difícil, porém, reclamar da arbitragem, mesmo que tenha errado na expulsão. Porra, o gol que sai na sequencia tem um Robert marcado por DOIS são paulinos. E ele cabeceia no meio dos dois. Ainda há reclamação de mão, longe de ser procedida. 1x0. Justo. Até então o Palmeiras estava melhor, com mais vontade de vencer.

Depois RG fez bobagem e tirou Washington para colocar Henrique. Era difícil reverter, no Palestra, saindo atrás. Todavia, mais difícil ainda é reclamar da arbitragem como se fosse a única culpada tomando um gol como o segundo. Também sem influência do homem a emnos. Bola cruzada pra área MATA o efeito do homem a menos. (e outra, cansamos de ver superação de times com homem a menos...)

E assim ficou até o final, merecendo destaque apenas uma boa jogada de Cleiton Xavier que terminou em defesaça de Rogério Ceni. Resultado justo, o Palmeiras em todo jogo teve mais vontade e bsucou a vitória, mesmo antes do homem a mais. Choro do derrotado é livre, e até normal... Mas convenhamos: a arbitragem é ruim, prejudicou hoje (se prejudicou mesmo), ajuda amanhã. Ou ontem, como foi contra o Barueri, antes que aquele são apulino mais parcial aparece pra reclamar que nunca é favorecido...

---

Mais um bom jogo do Santos. Sempre bom ver. 2x1 contra o Mirassol, e sem Neymar-Ganso. O Braga deu uma aula de como se perde gols, mas em jogo bom bateu o Botafogo de Ribeirão por 2x0. Ontem, mais uma vez em casa, a Ponte perdeu pra um time da turma do rebaixamente. 3x1 pro Sertãozinho.

E o Botafogo foi campeão. Tomou de 6 na fase de classificação, assumiu Joel e venceu o Vasco por 2x0. Dodô, pra variar, sumiu na decisão.

*Peço perdão se o texto ficou um pouco confuso, mas são três da amnhã e como não sou uma máquina...hehe

Nenhum comentário: