quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

1x0, e foi muito

O futebol é a arte da injustiça, como já disse varias vezes. Mas também é a arte da ironia. É uma fonte inesgotável de ironias. Vide o Palmeiras. Contra Ituano, o time jogou muita bola. Só não fez nevar. Criou mil chances de gol. Não matou. Ironia do destno quis que o placar fosse aberto no único contra-ataque palestrino. Ironia que quis também que um time que jogou muita bola terminasse apenas empatando.

O time era titular, jogo em casa. Hoje, o Palmeiras foi jogar "fora". Ribeirão Preto (diga-se, a torcida foi sensacional, apoiou o tempo todo). O adversário era o Monte Azul. A equipe não tinha Marcos, Léo e Diego Souza. Ou seja, tudo pra dar errado. A equipe ainda colocou a base em campo. Gabriel Silva estreou na esquerda. João Artur no ataque. Eu gosto disso. Aliás, torcedor, em geral, gosta disso. Adora jogador da base, pois já tem certo valor com o clube, geralmente tem vontade. Foi o que se viu. Gabriel não foi espetacular, mas participou, cruzou, foi ao ataque (poderia não ter feito, com emdo de tomar bola ans costas). Artur jogou muito bem. Não teve medo também, prtiu pra cima, criou várias chances. Gostei da dupla. Mas é sempre um risco.

Todavia, de qualquer forma, era um time bem desentrosado. E um time sem zagueiros. No quarto jogo da temporada, o Palmeiras só tinha um beque para escalar. Edinho estreou improvisado na zaga. (Sensacional esse planejamento. Quem fez?) Diga-se, foi bem. A torcida até cantou seu nome. Não vai resolver muito, mas é jogador útil. Acho que terá que jogar na zaga mesmo, ou no meio, tirando Sacconi ou Márcio Araújo. Mas tornará o time mais defensivo. No lugar do Pierre, onde entraria certo, nem se cogita. Pierre é ídolo. Quando chuta a gol, é ovacionado. Mesmo que o chute seja horível.

O jogo não tem muito o que falar. O Palmeiras começou pressionando. Jogadas vindas sempre do ótimo Cleiton Xavie e do promissor e já real Deyvid Sacconi, um menino que sempre elogiei. Mas era pouco. Difícil criar algo. A pressão não dava em muita coisa.

Eis que aos 30, o juiz deu aquele pênalti que chamo de "mandrake". Bola pra área, e ele aponta a cal. Foi pênalti? Sim. Teve empurrão? Teve. Mas tiveram outros também, do prórpio Danilo no lance, e em outras jogadas. Ele não marcou... Por isso julgo "mandrake". CX bateu com paradinha, e o goleiro quase pegou. Quase e nem ir na bola são a mesma porra, então...1x0.

O jogo seguiu assim. Não tem nada pra comentar. Não teve lance polêmico. O Palmeiras jogou com vontade, como pôde. Time todo remendado. Teve o contra-ataque e não aproveitou. A falta de entrosamento e o desgaste pesaram. O time não conseguiu tocar bola com um a mais. Cansou. O Monte Azul se empolgou. Mas é muito fraco e nada fez. Porem irritou Muricy. O time hoje apresentou os problemas do modelo 2009. Não lembro de muitas defesas do arqueiro do Monte Azul. Juro que não lembro de nenhuma do palmeirense Deola. Jogo horroroso, com placar perfeito. 1x0 pro time que jogou melhor, ou "menos pior". E, claro, num jogo ruim desses, só podia ser gol de penal - e discutível - mesmo.

Irônico que quando jogou bem, o Palmeiras não venceu. Hoje jogou mal e venceu. Tudo bem jogar mal, desde que vença. É nossa mania de resultado...

---

O Santos meteu 5 no Barueri. Essa meninada do peixe é boa demais. O time é envolvente, cria mil chances de gol por jogo. Time do Dorival sempre joga bem. Impresionante. O Santos vai dar trabalho esse ano. e não digo pelos 5x0, pois isso é o de menos, e sim pelo que tenho visto.

O Corinthians empatou com o bom Mirassol. Os problemas de entrosamento começam a aparecer.

4 comentários:

Flávio Santos disse...

Stebozza, (Qual o seu nome?...rs...)

Tudo bem?

Obrigado pela visita ao meu blog!

O jogo do Palmeiras foi horroroso. Como a maioria das partidas em que um time grande enfrenta um pequeno neste Paulistão. Mas não acho que o Verdão conquiste títulos este ano. Esse grupo de jogadores provou que não suporta pressão e como não houve reforços para suprir essa deficiência, não imagino glórias em 2.010!

Sempre passarei por aqui. Gostei do seu blog!

Abraços

Papo de Pub - Futebol Inglês disse...

Fala, cara!

O Trio de Ferro está com planejamento discutível. O Palmeiras com falta de jogadores pra todos os setores, o Corinthians com MUITA gente pra ser titular no meio de campo e o São Paulo com quase uma dezena de zagueiros. E não compartilho do "Antes sobrar do que faltar", porque a chance de começar a ter jogador insatisfeito é enorme, e sabemos no que isso resulta...

O Edinho pode quebrar um galho na zaga, mas não imagino ele em 2010 todo de zagueiro, vai ser minar seu potencial. Aliás, vi bons jogos dele pelo Lecce, parecia ter evoluído do Edinho da época do Internacional.

Agora, Deyvid Sacconi vendido ao Nantes. O Palmeiras é refém da Traffic, o time precisando contratar e a "parceira" vendendo jogador.


Abraços!

Lucho Cláudio disse...

Já estou seguindo seu blog... em breve faço um comentário(OUTRO!).



Aperto de mão (já que todo mundo quis dar abraço..jeje)!

Gabriel Campi disse...

O Palmeiras tem que melhorar, precisa de mais atacantes e um melhor banco de reservas. Vejo o Corinthians com um leve favoritismo para domingo, mesmo sem Ronaldo.

Sigam meu blog, também sobre futebol:

http://blogfutebolnaveia.blogspot.com/