segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mais Polêmica

Futebol e polêmica se amam. Incondicionalmente. Especialmente no Brasil, onde a Confederação Brasileira de Futebol, trata de conseguir cada vez mais e mais polêmicas na figura do seu adorado presidente Ricardo Teixeira.

E, claro, esta não podia sair da mídia com o término do campeonato nacional... Veio com uma bomba em plena segunda-feira. E mexeu em uma das áreas mais polêmicas do nosso futebol: a questão dos títulos pré 1971, quando definitivamente começou o que se chama de Campeonato Brasileiro de Futebol.

Não vou discutir a questão se é certo ou errado. É mero ponto de vista. E muitas vezes, para não dizer quase sempre, ponto de torcida. Parece-me certo que o campeonato nacional de anos anteriores, como também que a fórmula era completamente diferente, visto que havia influência dos campeonatos estaduais...

Em se tratando de futebol, esporte cuja emoção é aspecto dominante, a polêmica dobra. Facilmente, santistas e palmeirenses vão defender a adoção da medida, visto que seus times saem beneficiados como os grandes campeões. Por sua vez, são paulino e flamenguistas terão ponto de vista contrário, vez que seus clubes saem "prejudicados".

E essa polêmica será eterna... É time A x time B. Emoção x razão. Os mais saudosistas ainda vão afirmar que é justo reconhecer nomes do passado que tanto brilharam... Também não é por aí. Nesse caso seria mais interessante que os próprios torcedores e clubes valorizassem mais.

A medida adotada pela CBF é polêmica, vai dividir opiniões, como dito. Só é curioso pensar na questão de 1987, o polêmico 1987. Porque um dos problemas era que um ano não poderia ter dois campeões... Mas em 1967, o Palmeiras tem dois títulos brasileiros a partir de agora. E aí?

Nenhum comentário: