sexta-feira, 21 de maio de 2010

Problema Mexicano

As semi-finais da Libertadores foram defnidas. São Paulo x Inter. Universidad de Chile x Chivas. Os jogos ainda vão ocorrer, tem Copa do Mundo antes, mas nem me importo tanto com os jogos em si, pois isso todos sabem.

O Chivas meteu 3x0 e perdeu de 2x0, classificando-se. O São Paulo, não bastasse a enorme vantagemde placar, ainda ficou com um a mais e passou sem dificuldades. Ontem o Inter tomou muito sufoco, mas achou um gol e conseguiu avançar. O Flamengo jogou muito bem, venceu no Chile, mas caiu fora.

Agora, algo que já foi muito discutido na base da condiconal, mas nunca ocorreu de fato. A grande polêmica da Libertadores não é o regulamento, a regra do gol fora de casa etc, mas a participação de times mexicanos. E não é pelo problema do ano passado, quando estes acabaram por ser eliminados pelo problema da gripe suína.

O grande entrave está no Mundial Interclubes. O México é filiado à Concacaf. Portanto, seus clubes entram no citado torneio pela entidade. Mesmo assim jogam a Libertadores, organizada pela Conmebol.

Ocorre que, justamente pelo dito no parágrafo anterior, um clube mexicano não pode ir ao torneio mundial vencendo a Libertas. E neste ano temos o Chivas na semi-final. Ou seja, o Chivas pode ser campeão da Libertadores, quem vai para o Mundial é o vice, o perdedor da final.

Esse é um risco que há anos vem podendo acontecer, mas até o momento, nada. Em 2005 ficou-se muito perto de, com o mesmo Chivas na semi-final. O fato é que algo está errado. Ou os mexicanos podem, ao ser campeões, disputar o mundial, ou então que não joguem. Até porque assim fica até desvalorizado o campeoanto, com esses times escalando reservas em jogos, em teoria, importantes.

Nenhum comentário: