sábado, 8 de maio de 2010

1x0 suado

E começou hoje o campeonato brasileiro da primeira divisão. O Palmeiras estreou em casa, diante do Vitória. E mais uma vez provou que Zago não pode ser seu técnico. O rapaz está perdidinho. Marcos Assunção, que até então era o titular absoluto, foi para o abnco, e Márcio Araújo, que vinha jogando de lateral, voltou para o meio. Se o cara é volante e tá na lateral, devo entender que ele não é o titular no meio, mas enfim...

A verdade é que o jogo foi muio fraco. No primeiro tempo, quase nada de emoção. Léo teve uma chance aqui para o Palmeiras, Júnior teve outra acolá para o Vitória. Nada de assustador. O empate por 0x0 era merecido.

No segundo tempo o panorama seguiu o mesmo por boa parte do tempo. Um Palmeiras tocando bola, mas chegando sem grande perigo. A equipe não mostrava grande criatividade. Quando as teve esbarrou na grande barreira que tinha, o seu centro-avante, Robert.

Primeiro o rapaz perdeu um gol com goleiro batido na pequena área, daqueles que posse um poste atacando, faria o gol. Logo a seguir, pênalti claro em Ewerton (o mesmo que já dera o gol perdido anteriormente). Expulsão justa do baiano. Aí veio A cagada.

Robert pode ser ruim, grosso, mascarado, chato, o que for, mas era pênalti. Não tem a ver com posicionamento, com treino tático nem caralho a quatro. Era um pênalti. Um chute sem marcação. O Palmeiras perdera quatro. O que deve-se entender? Não tinham cabeça. Pênalti é calma, consciência. E definitivamente, ainda mais com o gol perdido, Robert não tinha cabeça. Mesmo assim foi ele o eleito por jogadores do Verdão para bater. Só que está errado. Faltou o técnico de peito para barrar. Claro, ia dar merda. Ele perdeu.

Logo em seguida, Zago fez o favor de tirá-lo. O time empata em 0x0 com um time mediano, jogando na sua casa. Faltam 20 minutos, ele, corretamente, coloca um centro-avante, mas me tira o outro? Por que não deixar os dois? Não bastasse o medo, ainda cometeu outro erro. Tirar Robert era encessário, ele não tinha condições mentais de seguir no jogo, mas logo na sequencia do penal fez com que a torcida o matasse de vez em vaias (justas, diga-se).

Só vale lembrar que a torcida é culpada disso. Sim, isso mesmo, a culpa é da torcida. Robert era para ser descartado, mas renovou de última hora porque um centro-avante saiu brigado (Obina) e o outro APANHOU da torcida. Sobrou Robert. Por pior que estivesse o Love, melhor que o Robert ele é, e com sobras.

Enfim. Pouco depois Zago se tocou que não estava no São Caetano, tirou um volante e meteu outro avante. E assim veio o gol, de Lincoln, o melhor em campo. 1x0. Não merecia mais que isso. O Vitória nem nos acréscimos chegou. 1x0 o placar perfeito. 1x0 suado, como deverão ser as poucas vitórias do Palmeiras no certame.

Mas não pensem que o time vai embalar, porque é daí pra pior. A sorte alviverde é que teremos parada para a Copa do Mundo...

Nenhum comentário: