quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Galileu Galilei

Galilei Galileu foi um grande físico italiano. A ele a ciência deve a valorização do atual método mais importante: o método experimental. Sua contribuição esteve presente nas áreas da Física e da Astronomia.
Galileu nasceu no ano de 1564, na cidade italiana de Pisa, no dia 15 de fevereiro. Pertencia a uma família nobre. Seu pai, Vicenzio Galilei, fora um importante matemático. Começou a estudar no mosteiro de Vallombrosa. Não tardou em surpreender os que viviam a sua volta pela brilhante capacidade intelectual, além de sua incrível habilidade manual. Sempre foi um ótimo estudante. Em 1574, sua família mudou-se para Florença, onde Galileu passou a estudar no mosteiro de Camaldolense.
Tempo depois, voltou para Pisa,em 1581, onde contra sua vontade foi à Universidade de Pisa para estudar medicina. Cumpria um desejo do pai. Mas, como não era sua verdadeira vontade, e nem vocação, Galileu acabou não se formando. Tinha total desinteresse, ficando mais tempo realizando experimentos do que estudando. Um desses era soltar balas de canhão em tábuas inclinadas de maneira diferente e ver onde paravam. Fez cálculos e descobertas. Assim, pôde criar a balança hidrostática, que daria origem ao relógio de pêndulo.
Sei interesse maior era a Física, o que o fez, tempo depois, largar a medicina e estudar Matemática e Ciências. Em 1585, doutorou-se na mesma Universidade. No mesmo ano de 1581, na catedral de Pisa, Galileu pôde observar o movimento de um pêndulo, constatando que era periódico.
Em 1588 publicou sua primeira obra: Centro de Gravidade e Propriedades, que lhe renderam um convite para lecionar na faculdade de Pisa. Galileu passou a dar maior atenção aos efeitos físicos, realizando diversos experimentos, que foram muito importantes no momento da criação do conceito de Dinâmica e de seus princípios. Um dos experimentos foi o de jogar objetos de pesos diferentes da Torre de Pisa. Constatou-se, para surpresa dos presentes, que estes objetos caíam simultaneamente.
Ao saber do surgimento das lentes, Galileu logo se interessou, buscando informações para entender e desenvolver ainda mais a criação. Pesquisou e criou, no ano de 1600, um telescópio que poderia expandir em 32 vezes as imagens observadas. Com sua criação, escreveu o livro Dissertação sobre os Astros (1610). Todavia, seu grande mérito com este instrumento foi apontá-lo para o céu, fazendo-o descobrir diversas coisas novas. (Estava criada a luneta astronômica). Estas, o fizeram escrever O Mensageiro das Estrelas.
Desde que começou a se interessar pela Ciência, Galileu sempre defendeu o sistema Heliocêntrico, que já havia sido desenvolvido por Nicolau Copérnico, em obra produzida em 1533.. Aproveitou sua obra Manchas ao Sol para defender as idéias de Copérnico. Ele e Kepler passaram a defender essas idéias. Galileu foi o primeiro a discutir as idéias de Aristóteles, até então tidas como verdades absolutas e indiscutíveis.
Todavia, com suas descobertas e argumentação bem embasadas, Galileu passou a chamar atenção das autoridades, que passaram a ver incompatibilidade entre as suas idéias e passagens das agradas escrituras. Outro problema era seu modo popular de transmitir pensamentos. Foi assim intimado a não continuar externando suas idéias. Por tais ações, Galileu foi condenado pelo Tribunal da Inquisição, o que o fez ficar preso em um castelo até sua morte, além de ter de assinar um papel negando todas as afirmações que havia feito. Foi também Galileu quem fundou a ciência do movimento. Mesmo assim, em 1632, Galileu publicou todas as verdades do sistema heliocêntrico em Florença. Publicou também um diálogo entre três personagens: Salviati (defensor de Copérnico), Sagredo (observador neutro) e Simplício (defensor de Aristóteles).
Em 1638. Galileu lançou a obra Discursos e Demonstrações Matemáticas em torno de Duas Novas Ciências Relativas à Mecânica a aos Movimentos Locais. Nesta produção, Galileu reuniu seus estudos acerca da queda dos corpos. Há presença também da ciência do som.
Galileu foi o primeiro a afirmar que os corpos, nas proximidades da Terra, têm velocidade constante, vertical e dirigidas para baixo. Estabeleceu assim as “leis da queda”. Seus estudos sobre a movimentação da Terra, contrariando o pensamento da época, foram mostrados na sua obra Diálogos sobre os Dois Sistemas principais do Mundo.
Suas obras completas foram publicadas em Florença, constando vinte volumes, mais cartas e outros documentos.
Galileu morreu em 8 de janeiro de 1642, sendo enterrado em Florença.

Nenhum comentário: