domingo, 6 de setembro de 2009

Jogo Duro

Tem jogos que eu adoro assistir. São aqueles que confirmam algumas de minhas opiniões, quase que teses acerca do futebol. Por exemplo: quarta-feira o Santos jogou com sabedoria e perdeu. Lá vou eu criticar a "sabedoria". Pois bem, o jogo do São Paulo contra o Cruzeiro no Mineirão foi mais um desses jogos.

O primeiro tempo foi muito fraco. O São Paulo teve mais posse de bola, mas as melhores chances foram do time Celeste. Eis que numa saída de bola, Diego Renam recupera, põe na frente e vai buscar para fazer o gol. 1x0.

No segundo tempo o São paulo voltou perdidinho, perdidinho. Só dava Cruzeiro, que perdeu pelo menos cinco gols feitos. Ricardo Gomes colocou Marlos, que fez o primeiro. Depois colocou Borges. A zaga falhou, Dagoberto, muito mal no jogo até então, evitou a saída da bola e Borges completou.

Duas das teses envolvem-se aqui.

A primeira é sobre injustiça. Fosse o futebol boxe, venceria o Cruzeiro sim. O São Paulo chutou, quando muito, três bolas ao gol, fez dois. Injusto? De jeito nenhum. O Cruzeiro que tivesse mais competência. No jogo eu cantei pro meu irmão: o Cruzeiro tá perdendo gol demais, depois vai tomar um e se fuder. Injusto seria se houvesse erro da arbitragem. Não houve. O São Paulo colocou mais bolas na rede e assim ganhou merecidamente.

A outra é de que técnico não ganha jogo. Muitos dirão que Ricardo Gomes ganhou o jogo hoje. Não acho. Sim, ele teve méritos em colocar dois jogadores observando bem o jogo. Porém, ele ajudou a ganhar. Nada adiantaria colocar o Marlos se o atleta entrasse sem vontade. O que fez o Ricardo foi tentar algo. Se daria certo, só com o jogador. Coube ao RG torcer.

E segue o São Paulo na briga. Uma derrota hoje seria trágica. O Tricolor sentiu falta de armação. Hoje deu até certa sorte (que nada mais é que uma implicância da competência), mas isso não importa. O que importa são os três pontos.

---

Na Ressacada o Inter voltou a encantar e bateu o Avaí por 2x0. O Colorado jogou bem, tocando a bola de forma até vistosa. Eller fez 1x0. No final do primeiro tempo, Índio foi expulso. Mesmo assim só deu Inter no segundo tempo que chegou com justiça ao segundo gol. O Avaí foi irreconhecível e jogou muito mal. E segue a mil a briga pelo título e por rebaixamento. Que campeonato!

Nenhum comentário: