terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Boca x River: um clássico argentino...ou sergipano?

Os estaduais me motivam a buscar curiosidades, especialmente nos torneios fora dos grandes centros. Já falei dos times vitoriosos nos seus estados, mas que este ano estarão fora da elite estadual, e também dos times muitas vezes campeões estaduais, porém que há alguns anos estão vivendo uma "seca" de títulos. Quem não viu pode ver aqui e aqui.

Volto aqui para falar agora de um aspecto que não envolve em nada eventuais títulos, mas que segue nos estaduais. A vez é de Sergipe. Todos por aqui já devem ter escutado, vez ou outra, do Boca Júnior de lá. Não faltam brincadeiras por causa da curiosidade com time argentino, o Boca Jrs. Até aí, tudo bem, uma simples curiosidade. Todavia, vale, para quem não conhece o clube, uma pequena apresentação.

A Sociedade Boca Júnior Futebol Clube foi fundada em 31 de maio do recente 2004. Sua sede fica na cidade de Cristinápolis. Conta com uma torcida fanática que costuma lotar o acanhado estádio Geraldo Oliveira. A equipe chegou a jogar o sergipano de 2008, mas acabou rebaixada e não retornou em 2009, fazendo uma campanha apenas modesta na segundona local.

Só que isto é o de menos. Este ano, folheando a Placar dos estaduais, mal me toquei nos novos clubes. Sentei a comecei a olhá-los, os times que não estavam presentes, os nomes exóticos, etc. E novamente um time de Sergipe me surpreendeu. Em 2010, a primeirona de Sergipe terá a presença do River Plate. (diga-se, o River é de 67, portanto, bem mais antigo que o Boca, que é de 2004)

Isso mesmo! Não é Argentina, mas temos um River x Boca! É sergipano, mas é River e Boca! Diante de tal curiosidade, logo me empolguei. Eis que percebi que o Boca não estava na primeirona. Por consequencia, não teremos o clássico "argentino" em 2010.

Só que em 2009, o Boca também estava na segundona, bem como o River, que subiu justamente no ano passado. Devem ter se enfrentado, pensei. Ledo engano. O regulamento divide os clubes em dois grupos,e por ironia, cada um foi para um lado. O Boca não passou da primeira fase, isso matou o confronto.

Fui procurar anos anteriores. Em 2008, o Boca jogou a primeira, o River não. Sem chances. 2007 não. Ambos na segundona local. O regulamento também separou-os em grupos diferentes. Porém, ao contrário de 2009, ambos passaram de fase. Todavia, na semi-final, o River não conseguir bater o São Domingos, que passou com o empate de 0x0 por ter melhor campanha. O Boca conseguiu bater o Canindé por 3x2 e foi à final.

Não consegui mais registros de torneios. Certamente algum confronto entre eles ocorreu. Apenas eu que não tive acesso. Resta, na ausência de maiores informações, torcer para um bom campeonato do River de Carmópolis, para que o clube se mantenha na elite, e torcer por um acesso do Boca, para em 2011, ocorrer o clássico sergipano-argentino, sergentino ou argentipe.

Ou em 2012, já que dizem que é o fim do mundo. Seria mais uma assustadora coincidência!

Um comentário:

Rafael Gomes disse...

Opa, blza?

Karaca, Blog legal pakas!
Acompanharei sempre, espero q acompanhe o meu tbm!

Passando tbm para avisar que a 4ª rodada do 'Bolão do Opina Blog' acabou de ser postada.

Passe lá e deixe seus palpites!
http://www.opinafutblog.blogspot.com/

Abraço!