sábado, 23 de janeiro de 2010

Grandes fracassando

No começo dos estaduais, tão divertido quanto analisar os jogos é ver equipes e fazer observações de cada estado. Há quem goste de buscar times com nomes iguais a equipes europeia, vide Porto-PE, Boavista-RJ, Colo Colo-BA e por aí segue. Outra ação interessante é observar os grandes campeões de cada estado, e as diferenças de uns para outros.

Todavia, é neste aspecto que um ponto surpreende. Nada menos que nove grandes times dentro do seu respetivo estado estão fora da divisão principal. Há times de expressão nacional, outros mais modestos, mas todos fortíssimos dentro do seu estado.

O primeiro nome a vir à cabeça de todos deve ser, sem dúvida, o CSA, o maior vencedor do Alagoano, com 37 conquistas, até porque os amigos do Alagoanos já trataram vezes do assunto. A equipe alviceleste até tentou aproveitar-se de uma virada de mesa para retornar à elite, mas não conseguiu e agora terá de jogar a segundona local. Mas esse é apenas o grande nome.

Como esquecer, por exemplo, da grande Tuna Luso, que conseguiu por 10 vezes o que pouco se vê: um paraense com um time campeão que não seja da dupla Re-Pa. Porém, o time não está na fase principal do Parazão, onde oito equipes disputam o campeonato em si.

Em Goiás, temos também a ausência do Goiânia, que é o terceiro amior campeão local, com 14 conquistas. No Maranhão, o Moto Club, com suas significativas 24 conqusitas, também está fora da primeira divisão estadual.

Além destes quatro fortes times em seus estados, temos também fora da primeirona em 2010:

-> Rio Negro-AM, 16 títulos.

-> Ji-Paraná-RO, 8 títulos (parece pouco, mas não é, apenas 19 torneios foram realizados em Rondônia. O Ji faturou quase metade - 8x11)

-> Operário-MS, 9 títulos (apesar do número baixo, é o maior campeão estadual, fora pela primeira vez desde 77, quando começou o estadual)

->Tiradentes-PI, 11 títulos.

->Amapá-AP, 10 títulos

Isso sem falar que o Independência, grande campeão acreano, não tem certeza de participação em 2010...

Os campeões estão mal das pernas.

Nenhum comentário: