sábado, 23 de janeiro de 2010

Sobre São Paulo 3 x 0 Rio Claro

Hoje o São Paulo entrou em campo contra o Rio Claro. Quem gosta de resultado, aí vai: 3x0. Pronto, satisfeito? Agradeço a visita. Escrevo isso porque, não vi o jogo, apenas escutei trechos, mas escutei o suficiente da partida, ouvi comentário e li textos a respeito do jogo e tudo aponta para a mesma opinião que formulei ao escutá-lo: o São Paulo não fez um bom jogo.

Peraí, deixa ver se entendi. O time vai lá, depois de dois jogos sem ganhar, mete 3x0, TRÊS A ZERO, e você me diz que não jogou bem? Exatamente. Não consegue entender isso, é torcedor demais para analisar uma partida, já disse, agradeço a visita. Se sobrou algum, vou prosseguir.

Pra começo de conversa, Ricardo Gomes começa a me parecer perdido no comando do Tricolor. Não estou perseguindo o cara, vou explicar. Ele quer porque quer fazer 4-4-2. Já falei aqui, adoraria que ele conseguisse, pois jogar, e como ele tentou, com alas, volantes semi-meias, meias que são atacantes etc, é um time maravilhoso, ofensivo, até bonito. Que consiga (e torço pra isso), mas eu, sinceramente, não creio nisso. Os motivos, já externei, zagueiro, alas, mentalidade e afins.

Todavia, não é no esquema que acho que ele se perdeu. Hoje, o Tricolor começou com Rogério, González, André Dias, Miranda e Júnior César. Paremos aqui. Pra começo de conversa, já coloquei, há um erro. André Dias NÃO SABE jogar nesse esquema. Ele é péssimo. Atacante bom vai engolir o rapaz. O meia boca Marcos Aurélio do Coritiba já o fez em 2009. Aliás, chegou agora o Alex Silva, mais um zagueiro. Com Rodrigo, Renato Silva e o Pirulito, cheio de alas, RG vai seguir com dois beques?

Enfim, o motivo de eu achar que ele estar um pouco perdido, ainda não é esse. Atenção, quem jogou nas laterais? O lateral González e o (de nascença) ala, mas que pode ser lateral, Júnior César. Espera, você me reclama do esquema porque o time usa alas, não laterais, aí o time coloca dois laterais e você vê problema? Tem certeza que o RG que está perdido? Explicarei. Não é o ponto laterais/alas que o faz perdido (isto, a meu ver, o faz incorreto ao analisar o elenco, mas nunca perdido). Os amigos leitores, por um acaso divino, assistiram ao jogo entre São Paulo e Mirassol? Viram? Ótimo. Jogou o time reserva. RESERVA, logo, os utilizáveis num universo de 22 jogadores. Júnior César foi banco. González nem isso, nem relacionado entre os 29 foi. Era, portanto, o 30º do elenco. Pois bem, agora, no time titular, ele me mete os DOIS???? Não serviram pro reserva, agora servem pro titular? Não é um tanto incoerente? Sim, reconheço, sou chato. Muito chato. Escrevo sim muita bobagem, mas se isso não for incoerente, por favor, o que é? Até que o amigo leitor me prove que não foi incoerente, acharei tal medida incoerência pura.

Enfim, de qualquer modo, o Tricolor foi a campo assim. Taticamente, muito melhor, uma vez que Jean e Richarlyson no meio, fariam melhor a marcação. Hernanes ajudaria na criação. Léo Lima idem. O time passou, de ofensivo demais, a defensivo de certa forma. Mas tem um desenho bem mais de 4-4-2.

Só que, por incrível que pareça, o Rio Claro jogou melhor em grande parte do primeiro tempo. A criação Tricolor inexistia. O motivo? Simples, já escrevi, o time tem vocação e mentalidade de 3-5-2, jogando pelas ALAS. Cadê os alas então? Lá trás, esperando. Afunilou o jogo e ajudou a marcação do Rio Claro, que tem um time pra lá de medícore. Mas esse time pra lá de medícore simplesmente dominou boa parte do jogo no Morumbi. O São Paulo estava perdido em campo. Eis que achou seu gol, aos 28, com Hernanes. Futebol não tem justiça.

No segundo tempo, o São Paulo seguiu jogando relativamente mal, mas achou rapidamente seu gol, aos 10, de bola parada (e nisso não tem esquema). 2x0 e matou o jogo. No final, de pênalti, Rogério marcou.

Sim, sou muito chato com minhas análises. Reconheço. Gosto de ver essa parte chata do futebol. E desta vez, ao menos no que vi na imprensa, devo ter razão. Não vi um comentário de "o São Paulo jogou muito", pelo contrário. Ouvi muito "gostei do Rio Claro" e "o Tricolor tem muito a melhorar". O 3x0 foi conseqüencia de um time muito mais fraco. Jogando assim no Brasileiro, o Tricolor vai sofrer.

Gostaria, ainda neste tema, de compartilhar com vocês, amigos leitores, se é que alguém agüentou ler este texto até o final, pois reconheço, está pra lá de chato, a notícia sobre o jogo publicada no Globoesporte.com. Baseiem-se que trata-se de um texto jornalístico, logo, imparcial e com o mínimo de opiniões do jornalista. Quem quiser pode ler aqui: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Campeonato_Paulista/0,,MUL1460508-9839,00.html

Alguns trechos me interessam. Pra começo de conversa, o que acabei de falar neste post, sobre o time querer buscar alas, mas eles estarem atrás, porque tinham função de lateral. Assim escreve a notícia "Como os laterais Adrian González e Junior Cesar não se apresentaram para o apoio, o time, erradamente, começou forçando o jogo pelo meio, o que facilitou as coisas para a marcação do adversário". Simplesmente resume o que acabei de escrever, corroborando até no que falei sobre facilitar a marcação.

Não só isso. O escrito ainda traz "Nos poucos lances em que o Rio Claro atacou, ficou visível a dificuldade da recomposição defensiva do Tricolor". o que vivo falando sobre ESSA defesa no 4-4-2. Miranda não é problema, joga em qualquer um. Mas o André... O Rio Claro atacou pouco, mas quando o fez, levou perigo.

Por fim, ainda na notícia está escrito "No 3-5-2, o time melhorou em campo" Será que eu, alguma vez falei sobre isso? Sobre mentalidade do time de 3-5-2? Acho que já.

Em suma, posso estar bem errado nas minhas opiniões, mas alguma razão devo ter, pois o jornalista Marcelo Prado, autor da notícia, concorda bem com minhas colocações. Não devo estar tão errado assim...

Agradeço aos que agüentaram ler, se houve alguém.

2 comentários:

Papo de Pub - Futebol Inglês disse...

Fala, cara!

Sobre Adrián e J.César, não vejo incoerência por ser comecinho de temporada, eles ainda não haviam jogado, hoje foi a vez deles no rodízio que o RG vem fazendo. No próximo jogo o time reserva joga, mas provavelmente com o Jorge Wágner nele, pois só jogou a primeira partida. No atual momento ele tá mais fazendo o time pegar ritmo do que com titulares e reservas definidos.

Vi o jogo, e realmente, o SP melhorou quando foi pro 3-5-1 (o Adrián foi expulso, aí entrou Xandão no lugar do Léo Lima e Jean de ala). Acho válido testar o 4-4-2, mas insistir nele vendo que não tá dando resultado é burrice. Aliás, o SP não tem MESMO laterais, foi deprimente diante da Portuguesa com Jean e JW de laterais. Aí o técnico tentando jogar no 4-4-2 e a diretoria pensando em trazer Cicinho...

A diretoria tem complicado o RG, não tem cabimento de uma temporada pra outra trazer 8 novos jogadores, sendo que o time ficou numa boa 3ª colocação e tem uma puta estrutura de base. Ainda por cima o técnico querendo jogar no 4-4-2 e enchendo o elenco com sete zagueiros. Agora, com Alex Silva, vai ser impossível jogar com linha de quatro.


Abraços!

Claudio Henrique disse...

O São Paulo parece que começará a emplacar na competição. Acho que esse negócio de rodízio que o Ricardo Gomes vem fazendo não é uma boa idéia.

O Rogério Ceni vem mostrando que deve continuar como batedor oficial do time.

Abraços