sábado, 30 de janeiro de 2010

Onde encaixar Robinho?

Hoje começou mais uma rodada pelos estaduais do Brasil. O Santos recebeu o Oeste e repetiu sua constante: criou bastante, perdeu muitos gols, mas venceu. Jogando relativamente bem novamente. Neymar destruiu com o jogo, sendo o melhor em campo. 2x0 ficou de bom tamanho.

Porém ao término da partida veio a dúvida: onde escalar Robinho? O Peixe hoje tem sua linha de quatro na zaga, relativamente fraca. Mas aqui nada deve ser alterado. No meio, tem o volante marcador. Um segundo volante. Ganso, Marquinhos e Neymar no meio, encostando no André. Um 4-2-3-1 clássico. Robinho tem que entrar. Sem dúvidas. Veio pra jogar.

Na zaga não tem o que mexer, nem no esquema. Os três do meio também são um tanto intocáveis. Alguém em sã consicência vai tirar Ganso? Não. Neymar tampouco. Os dois são intocáveis. Marquinhos também não pode sair. É a experiência do meio santista.

Ao que parece o jeito é tirar o menino André, ficando sem a famosa referência. Isto, porém, não traria problemas maiores, a meu ver pelo menos. O Santos tem um estilo de jogar que não exige essa referência. Os dois gols de hoje não tiveram o trabalho da referência. Poderiam ocorrer sem centro-avante normalmente, sem dificuldade.

E ao que parece será mesmo André que perderá seu espaço no time. Ainda há quem cogite uma inovação. Tirar um dos volantes, puxando Marquinhos para o papel. Isto, porém, tornaria o time bem ofensivo. Todavia, é plenamente viável, desde que haja compromisso de todos na marcação, especialmente de Robinho, voltando para recompor o meio-campo. E aí que fode tudo.

Enfim, são possiblidades. E a mais viável é mesmo a saída de Andre. Vejamos o que fará Dorival.

---

-Pelo carioca, o Botafogo tomou um passeio do América, que perdeu mil gols. O Fogão venceu, mas não convenceu. Longe disso. E o time mostra-se muito fraco. É a base do quase rebaixado em 2009. Manter a base um Palmeiras, quase campeão, é correto. Manter a base um quase rebaixado...

-No Mineiro o Cruzeiro tomou um vareio de bola e perdeu por 3x0 do Ipatinga. Foi determinante porém um erro do juiz. Penal mal marcado com expulsão injusta. Mudou todo jogo. Porém, é bom que se diga, antes do pênalti o Ipatinga já dominava as ações. Amplamente. E que o Cruzeiro jogou com um mistão. Mas nada de reclamar. Adílson reconheceu a vergonha, como tem que ser.

-Na estreia de Jorginho, o Goiás venceu o Vila Nova e deixou a lanterna. Lanterna...

2 comentários:

Gabriel Campi disse...

Uma dor de cabeça grande para Dorival Júnior. Robinho não vai vir para ser reserva. Alguém vai ter qu sair. Deve sobrar para o atacante André, que vem fazendo gols.

Papo de Pub - Futebol Inglês disse...

Fala, cara!

Deve sobrar pro André mesmo, só que eu sou contra time sem referência. Pode dar certo num ou outro jogo, mas não pra ser campeão.

Contra um time fraco na Vila dá até pra testar tipo um 4-1-3-2, com menino-pedalada e André no ataque e um volante.


O Botafogo montou um ótimo time pra disputar a classificação pra Série B do Brasileirão, acho que esse ano, após frustradas tentativas, vão conseguir a vaguinha deles.


Abraços!