domingo, 10 de janeiro de 2010

Republicando texto do centenário...

A pedidos...(pronto, Lu, taí)


Nesta quarta-feira teremos o duelo da final da Copa do Brasil. O jogo promete ser quente. Os extra-campos estão a todo vapor. Já teve DVD, faixa de campeão (que me cheira armação Colorada), choro por concentração e por aí segue.


O Corinthians tem uma vantagem mais do que considerável, espetacular. Fazendo gol tem boas chances de sagrar-se campeão, pois creio que nunca vi o time do Mano tomar quatro. O Corinthians também tem feito bastante gols. Em todos os jogos como visitante marcou pelo menos um. Por outro lado, Mano disputou 30 duelos eliminatórios, vencendo 25. Entre as derrotas, duas finais em ano consecutivos: 2007 com o Grêmio diante do Boca e 2008 no Corinthians enfrentando o Sport. Se alguém tiver algum tabu do jogo pegue este e enfie .. deixa pra lá! Os amigos sabem que eu adoro tabus.


A vantagem que eu já citei é grande, mas se analisarmos bem, teremos mil hipóteses para o confronto. Vou lançar só uma para os amigos verem como o jogo pode ter mil variações. Vai que o Inter faça 2x0 aos 30 do segundo tempo. O dilema paulista: vamos matar o jogo, mesmo correndo risco de tomar o 3º e fuder de vez ? Dilema gaúcho: vamos matar o jogo mesmo correndo risco de perder de vez o campeonato? Existem mil situações. Pra dar um palpite, acho que se acabar o 1º tempo 1x0 pro Corinthians (ou mais) ou em empate com gols finaliza esperanças coloradas. Caso contrário, jogo em aberto.


Pois bem, se tivesse que apostar minhas fichas (não posso pois não as tenho) colocaria no Corinthians, e não só pela vantagem, como também pelo ano do centenário, que para muitos clubes é o ano da merda.


Certamente vascaínos devem estar pensando que sou louco. Ora, no centenário do Vasco, em 1998, o Vasco ganhou o seu estadual, quebrando 4 anos sem conquista no torneio e ainda diminuiu a diferença para o Flamengo. Não contente, foi campeão da Libertadores, embora tenha sido apenas o 10º colocado no brasileiro. Mas em geral o ano do centenário é uma merda. Vamos para outros exemplos:


Fluminense (2002): esse certamente foi o segundo melhor “centeraniano” (não sei como é o certo dessa porra). Venceu o estadual em 2002, foi 4º do Brasileiro, um boa campanha, e ainda viu os rivais Vasco, Flamengo e Botafogo ficarem nos modestos 15º, 18º e 26º lugares respectivamente, com o Botafogo rebaixado. Mas nem assim escapou da zica do centenário. Pela Copa do Brasil enfrentou o Brasileirense e, depois de empatar em Taguatinga, conseguiu PERDER em pleno Maracanã.


Náutico (2001): Foi campeão estadual, e a parte boa termina aí. Na Copa do Brasil cai logo na primeira fase contra o modesto ABC (um time potiguar, não confundir com música nem com lugar de São Paulo). Na série B não conseguiu sequer acesso para o quadrangular final.


Vitória-BA (1999): já começou mal, vendo o Bahia ser campeão estadual. Nas oitavas da Copa do Brasil ficou diante do Palmeiras.


Sport (2005): os amigos devem estar percebendo que o negócio vai piorando... No Pernambucano foi 3º (sempre lembrando que lá temos potências como Central, Ypiranga, Petrolina etc) e viu o Santa quebrar 10 anos de tabu. Esse é típico caso de ano de centenário: SEQUER DISPUTOU A COPA DO BRASIL. No Brasileiro, já estava na série B, o que por si só já é ruim. E só não caiu para a terceirona por UM PONTO a mais que o Vitória. Esse é típico ano de centenário.


Mas tem mais, e pior:


Flamengo (1995): depois de ser semifinalista de Copa do Brasil onde caiu pelo gol fora, ou seja, por detalhe típico de centenário, fez uma das piores campanhas da sua história até então, ficando em 21º lugar entre 14 clubes. A sorte é que só caíam dois... Campanha pior só em 1973. No estadual viu o Flu ser campeão e quebrar 10 de anos de tabu. Atlético-MG (2008): perdeu o estadual humilhado para o Cruzeiro, com um 5x0 logo no primeiro jogo da final. Ficou nas quartas na Copa do Brasil contra o Botafogo. Falando de Brasileiro, tinha sido rebaixado em 2005, voltara no ano anterior ao centenário e colocou o Cruzeiro na Liberats. No ano de fato ficou no modesto 12º lugar e viu outra vez o Cruziero com boa campanha e na Libertadores. Grêmio (2003): no Gaúchão não chegou nem às semi-finais, que tinha potências como 15 de Novembro e São Gabriel, e ainda viu o título ficar com o Inter. No Brasileiro foi 20º entre 24 clubes e não caiu porque só dois eram rebaixados. Ainda ganhou duas posições por perda de pontos de Ponte Preta e Paysandu. No ano sgeuinte... E o negócio vai piorando... dois times do futebol brasileiro têm fama de azarados: Portuguesa e Botafogo. Por que este deixaria de integrar a lista? Pois é justamente o pior centenário, confiram: Botafogo (2004): Jogando o Carioca com aquelas potências de sempre e com o mesmo regulamento atual, não conseguiu chegar a nenhuma das semi-finais. Americano, Olaria e cia foram melhor. Na Copa do Brasil caiu fora contra o poderosíssimo Gama-DF. No Brasileiro foi 20º dentre 24 participantes, e não caiu por ter um ponto a mais que o gigante Criciúma. Neste ano, lembro de seis clubes que fazem centenário. O Coritiba, que já perdeu a Copa do Brasil e o o Estadual, o Inter, que só ganhou o Gaúcho porque o Grêmio o abdicou totalmente e nem o Juventuide teve que enfrentar (aí até meu time da escola), o Paulista que foi mal no paulistão e agora disputa a série D -e esse time já esteve na Libertas - o Segipe que perdeu o estadual pro rival Confiança, e este está na série C enquanto o time vermelho está na D e o Rio Claro que parou o futebol pro segundo turno. Por essas e outras já desisiti de torcer pro inter. Não vai dar: ano de centenário é uma zica da porra. Claro, se o Inter reverter a situação estou preparado para todos os xingamentos possíveis, porém isso é difícil. E é difícil na mesma proporção que o Corinthians terá em 2010. Se em ano normal o time de Parque São jorge não passa do River, no centenário vai morrer na 1ª fase...Corinthians e Libertadores não combinam. Se repelem. E para não dizer que não avisei, usando matemática: Corinthians + Libertadores = merda monumental.

Nenhum comentário: